sexta-feira, 14 de junho de 2013

2ª ed. 2013: Editorial

LEGENDÁRIO

A segunda edição de 2013 sai em ritmo de festa, pois acabamos de comemorar 1 ano de existência do nosso jornal. Além das já esperadas matérias comemorativas de nosso aniversário, trazemos uma super novidade: a coluna “Para inglês ver”, coordenada pela Professora Beatriz Marques. Aproveitamos a ocasião para fazer uma super entrevista com a nova integrante de nossa equipe.
E, ainda, dando prosseguimento às colunas tradicionais de nosso jornal, trataremos de vários assuntos que movimentaram nossa escolha ultimamente: exposição de maquetes, eleição do grêmio, mobiliário novo e muito mais!
Esperamos que nossos leitores apreciem mais esta edição e agradecemos pela parceria, pois sem nossos leitores fiéis nosso jornal não teria razão de ser. Parabéns, Legendário!!!



Equipe Legendário e Professora Juliene Zanardi




Veja o nosso vídeo comemorativo do nosso aniversário:



2ª ed . 2013: Eleições para o Grêmio

Eleições do Grêmio: um ato de cidadania
Por Matheus Nunes (1903)


O grêmio é uma organização sem fins lucrativos que representa o interesse dos estudantes e tem fins cívicos, desportivos, educacionais e culturais. O grêmio estudantil é um órgão escolar no qual seus membros estão dispostos a reivindicar melhorias para a escola com o objetivo de oferecer condições para um melhor desempenho dos alunos dentro da unidade escolar.
Sendo um membro do grêmio estudantil, você aprende a defender seus direitos, a ser ético e a tomar decisões importantes. O grêmio é um grande espaço de aprendizagem tanto no que diz respeito à experiências de convívio em sociedade quanto ao desenvolvimento da cidadania.

Aqui na Alba, as eleições ocorreram do dia 20 ao dia 22 de maio. A chapa vencedora foi a Amarela, que tomou posse em nossa escola no dia 28 de maio em uma bela festa. Os alunos da chapa ganhadora se comprometeram a tentar fazer de tudo para que ocorram melhorias na escola. Cabe aos demais alunos cobrar a atuação do Grêmio e cooperar com ele.


Veja algumas fotos da solenidade de posse do Grêmio:


 Alunos da chapa vencedora

 Nossa coordenadora Milca discursando 

 Assinatura da ata

 A aluna Stephanie, integrante da chapa vencedora, com a Diretora Adjunta Giselle, que organizou as eleições

 Assinando a ata

Alunos que fizeram parte da Comissão Eleitoral e da chapa vencedora

 Comissão Eleitoral

Professoras Cristiane e Juliene, que vieram prestigiar a solenidade, ao lado de uma aluna que participou da eleições.

2ª ed. 2013: Exposição de maquetes

Divertindo-se e aprendendo
Cobertura da Exposição de Maquetes sobre o Feudalismo
Por Thamirys Katiane (1801), Kézia Menêzes (1801) e Rafaela Silva (1802)


No dia 30 de abril as turmas 1701 e 1702, orientadas pelos professores Léo e Luiz apresentaram um trabalho com maquetes, representando a época dos senhores feudais (feudalismo). Os professores nos contaram que esse projeto foi realizado com o objetivo de diversificar a forma de aprender História e reproduzir o modo como viviam as pessoas na Idade Média.
Para entender melhor o trabalho apresentado pelas turmas, esclarecemos que o Feudalismo é um sistema político, econômico e social que combinou elementos das culturas germânica e romana. O feudo (a propriedade rural) era a base da economia e o comércio. O poder político fragmentado era exercido pelo senhor feudal, o dono das terras, e a sociedade se estruturava em divisão de classes, sem possibilidade de mudanças, criando, dessa forma, relações pessoais marcadas pela obediência e fidelidade ao senhor feudal. Uma característica importante da época era a forte presença da Igreja que ditava os valores e a visão do mundo. O sistema feudal corresponde ao auge da Idade Média, existindo na Europa Ocidental entre os séculos X e XIV.
Além da exibição das maquetes sobre esse período, houve votação para eleger a melhor maquete e o grupo responsável pelo trabalho receberá como prêmio um rodízio de pizzas, oferecido pelos professores Léo e Luiz. Parabéns a todos que participaram!


 Professores Luiz e Léo, organizadores do evento

Alunos durante a exibição de vídeos sobre feudalismo no auditório

Professor Luiz durante a programação feita no auditório

Professor Léo falando um pouco sobre o projeto

 Exposição 

  Exposição

  Exposição

  Exposição

  Exposição

  Exposição

  Exposição

  Exposição




2ª ed. 2013: Festa Julina

Festa julina na Alba Cañizares
Venha participar da nossa festa julina que acontecerá no dia 12 de julho no nosso colégio Alba Cañizares do Nascimento
Por Maxwellem (1707) e Ariele Almeida (1707)


No dia 12 de julho (antes do recesso) será realizada a nossa festa julina das 10 às 15 horas no nosso colégio. As professoras responsáveis pela festa são Angélica (Português) e Beatriz (Inglês). Desta vez as atrações da festa (brincadeiras, comidas, bebidas) serão pagas e o dinheiro arrecadado será usado para a festa do dia das crianças.  Porém nem tudo será pago. Teremos merenda com comidas típicas e todos os alunos vão ganhar um ticket de brincadeiras.
A nossa festa do ano passado foi ótima. Tivemos muitas brincadeiras, comidas e também danças etc. Nós perguntamos à professora Lucineia de Geografia e ela disse que gostou muito da festa do ano passado. Ela achou que foi muito organizada. Perguntamos também o que ela espera da festa desse ano e ela disse que deseja que a festa desse ano seja melhor, que tenha mais doces, brincadeiras etc.
Os alunos podem ajudar fazendo correntinhas na escola ou em casa ou trazendo um saquinho de prendas. Quem quiser também pode participar da quadrilha. A lista para a quadrilha já se encontra com as professoras representantes.

Esperamos que todos venham à festa!


Fotos da nossa festa do ano passado:













2ª. ed 2013: Atenção ao nosso mobiliário

Atenção ao nosso mobiliário
Por Thamyris Katiane (1801) e Rafaela Silva (1802)



Muitos alunos ficaram sem mesas e cadeiras na semana de provas do mês de abril. Foi um grande tumulto nos corredores da escola, pois os alunos entravam nas salas à procura de mesas vazias e quando as encontravam, assim como as cadeiras, muitas estavam danificadas, faltando encosto e pé. Foi um momento muito ruim para os alunos. O pior é que esse problema é, em grande parte, causado pelo descuido e até mesmo por atos de vandalismo vindos dos próprios alunos.
Recentemente nossa diretora, Carla Adriana, recebeu mobiliário novo e as salas estão mais equipadas. As mesas têm até um ganchinho para segurar as mochilas.
A partir de agora, pessoal, vamos cuidar melhor de nossas mesas e cadeiras, evitando rabiscos e tendo atenção para não arrastarmos as mesas pelos corredores a fim de que todos tenham onde sentar e escrever durante as aulas e provas.

Alunos ajudando os funcionários a levarem o mobiliário novo para as salas de aula:








2ª ed. 2013: Estreia da coluna "Para inglês ver"

Enfim, chegamos !!!
Por Prof. Beatriz Marques



Olá, turma querida da E.M. Alba Cañizares!
Inauguramos um novo espaço no Legendário, que completa um ano de sucesso, com o objetivo de trazer um pouco dos aspectos históricos, culturais e curiosidade da língua inglesa. Aqui, vocês terão a oportunidade de conhecer importantes nomes da literatura, cinema, música, e muito mais...
E já que estamos falando sobre curiosidades, vocês sabem o que significa a expressão "PARA INGLÊS VER"??? Bem, existem várias versões. No entanto, a mais aceita por historiadores e especialistas é a de que em 1831, o Governo do Brasil, a fim de atender às pressões impostas pela Inglaterra, promulgou uma lei proibindo o tráfico dos escravos declarando, assim, serem livres todos os que chegassem aqui a partir daquele ano e os importadores seriam severamente punidos. Mas como todos, naquela época, diziam que a lei não seria cumprida, teriam surgido comentários entre a Câmara dos Deputados e nas ruas que a tal lei foi feita para inglês ver.

Contamos com todos os alunos e professores para contribuírem conosco, pois o Legendário é nosso!!!´


2ª ed. de 2013: Biografia de Shakespeare

Voltando no tempo e descobrindo o atual Shakespeare, incrível e completo
Por Kézia Menêzes (1801)




Viemos aqui falar um pouco sobre William Shakespeare, um dos mais importantes dramaturgos e escritores de todos os tempos. Nosso homenageado nasceu em 23 de abril de 1564, na pequena cidade inglesa de Stratford-upon-Avon.
Já na infância começou a demonstrar seu interesse e ousadia ao escrever textos. Aos 18 anos casou-se com Anne Hathaway e não demora para que ela tenha três filhos. Em 1590, começou a escrever sua primeira peça intitulada "Comédia dos Erros", terminando-a quatro anos depois. Nesse período o ainda novato escritor fez, aproximadamente, 150 incríveis sonetos.
Shakespeare era ótimo na poesia, porém foi na dramaturgia que recebeu destaque. Em 1594 conseguiu entrar para a Companhia de Teatro Lord Chamberlain que possuía um enorme teatro em Londres. Shakespeare marcou a história do teatro mundial ao escrever dramas, comédias etc. Enfim, brilhou!
Em 1613, ele retornou a sua terra natal e escreveu sua última peça, "A Tempestade", terminada no mesmo ano. William Shakespeare morreu em 23 de abril de 1616 e a causa não foi identificada pelos historiadores.
Seu estilo era apaixonante e até hoje desperta em muitos o interesse por suas obras. Sua sabedoria pode ser encontrada nas palavras e seus sentimentos, em simples letras.

Eis algumas de suas obras. Comédias: “O mercador de Veneza”, “Sonhos de uma noite de verão”, “Comédia dos erros”, “A tempestade”. Tragédias: “Romeu e Julieta”, “Cleópatra”, “Hamlet”.  Dramas Históricos: " Henrique IV", "Ricardo III".



 
Retrato de Shakespeare

Boneco do escritor em frente a uma coletânea de suas obras

O ator Joseph Fiennes vivendo Shakespeare no cinema no filme "Shakespeare Apaixonado", dirigido por John Madden

Joseph Fiennes e Gwyneth Paltrow encenando Romeu e Julieta em "Shakespeare Apaixonado"

Os atores Leonard Whiting e Olivia Hussey vivendo o casal mais famoso de Shakespeare no filme "Romeu e Julieta" de Franco Zefirelli

Os atores Leonardo DiCaprio e Claire Danes na versão modernizada de "Romeu e Julieta" de Baz Luhrmann

O ator Wagner Moura vivendo Hamlet no teatro

O ator Thiago Lacerda como Hamlet em outra montagem teatral do clássico de Shakespeare

Ensaio do "Projeto Shakespeare" coordenado pela Profª Silvia Werneck de Teatro

Ensaio do "Projeto Shakespeare" coordenado pela Profª Silvia Werneck de Teatro